Quais os melhores motivos para optar por alimentos liofilizados:

 

  • Sem conservantes artificiais;
  • Facilidade no preparo;
  • Concentração do sabor e aroma original;
  • Economia de tempo na compra de ingredientes;
  • Economia de tempo no preparo de refeições;
  • Armazenamento sem necessidade de cadeia do frio;
  • Transporte sem necessidade de cadeia do frio;
  • Produtos leves para carregar em mochilas;
  • Validade de 12 meses;
  • Embalagem com baixo impacto ambiental.

  Alimentos Liofilizados, o que são?

 

    São alimentos submetidos pelo processo de liofilização, que consiste em ultra-congelar alimentos em temperaturas entre -30° e -40°C e em seguida colocá-los em liofilizadores por um período que varia de 20 à 25 horas com alto vácuo, baixa pressão e baixa temperatura. Dessa forma o peso do produto diminui bruscamente, alguns exemplos de alimentos estão citados na Tabela 1.

 Tabela 1: Peso de produtos in natura X produtos liofilizados

Produto

Peso (g) in natura

Peso (g) liofilizado

 

 

 

Banana

1000

270

Brócolis

1000

100

Camarão

1000

80

Morango

1000

80

 

Assim a água contida nos alimentos é modificada do estado sólido diretamente para o gasoso.

 


     










    Dessa maneira a atividade de água dos alimentos é diminuída, o que remete a um processo de conservação.

 Como é utilizado um processo de alta tecnologia, os alimentos apresentam alta retenção das características sensoriais e alta qualidade nutricional, pois as membranas das células não se rompem com a retirada da água, assim os alimentos apresentam uma duração maior, e graças a baixa atividade de água e a utilização de embalagens como barreiras ao meio externo, os produtos liofilizados permanecem estáveis em temperatura ambiente, não necessitando de refrigeração.

    Assim, como o processo mantém em grande parte as características dos alimentos in natura, esses possuem uma textura muita próxima do original ao serem reidratados, além da conservação da maior parte dos nutrientes originalmente presentes nos alimentos. Sendo assim, o processo de liofilização de alimentos é conhecido como o menos agressivo, por melhor preservar as características originais dos alimentos.

    Na Sublimar Produtos Liofilizados, todos os produtos são fabricados de acordo com as Normas de Boas Práticas de Fabricação recomendadas pelos Órgãos Reguladores, seguindo legislações vigentes.

    O processo de Liofilização tem o objetivo de aumentar a estabilidade dos produtos diminuindo a atividade de água dos alimentos, dessa forma elevando a validade dos alimentos, sem a necessidade de utilização de outro tipo de forma de conservação. Contudo é de política de nossa empresa a não utilização de conservantes artificiais para elevar ainda mais a validade de nossos produtos. Dessa forma optamos por utilizar em nossos produtos uma validade de 12 meses. 

 

Alimentos Desidratados, o que são?

    

    Alimentos que são submetidos ao aumento da temperatura do produto (60° a 90°C), o que força a evaporação da água contida em sua composição. Quando isso ocorre, a umidade evaporada é removida.

Porém os alimentos sofrem perdas significativas como:

- Perda das características originais, aroma, coloração, sabor e textura; e

- Perda nutricional, vitaminas e minerais.

    A vantagem desse tipo de produto, seria seu baixo custo operacional, enquanto que, produtos liofilizados demoram 20 a 25 horas, os desidratados demoram apenas 1 a 5 horas, isso varia conforme a quantidade de produtos e os tipos de alimentos. Ou seja o custo operacional é bem menor se comparado aos produtos liofilizados.